Papa Francisco recebe Presidente cabo-verdiano
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, vai ser recebido, no próximo sábado, 16, pelo Papa Francisco, no Vaticano, apurou a PANA na cidade da Praia.
Na sua página na rede social Facebook, Jorge Carlos Fonseca recorda que este será o seu segundo encontro, depois do primeiro com o chefe da Igreja Católica, em 2013.
Anuncia que terá a possibilidade de trocar impressões com o Papa Francisco sobre alguns assuntos que interessam às relações entre Cabo Verde e a Santa Sé, “mas, sobretudo, de lhe transmitir as aspirações fundas da grande maioria dos Cabo-verdianos que integram a comunidade católica de Cabo Verde, senão mesmo da comunidade nacional”.
Ainda no mesmo dia, e logo a seguir à reunião com o Sumo Pontífice, Jorge Carlos Fonseca vai encontrar-se com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
Cabo Verde e Santa Sé assinaram, em junho de 2013, a Concordata, um instrumento jurídico internacional, através do qual o Estado cabo-verdiano reconhece a personalidade jurídica à Igreja Católica, bem como algumas regalias e benefícios, todos compatíveis com o disposto na Constituição do país.
Nessa altura, o Presidente cabo-verdiano tinha convidado o Papa Francisco a visitar Cabo Verde, o que ainda não aconteceu.
Em Cabo Verde, país que albergou a primeira diocese (Ribeira Grande de Santiago, também conhecida por Cidade Velha) estabelecida na África Subsariana, mais de 85 por cento da população é nominalmente Católica Romana, de acordo com uma pesquisa informal feita pelas igrejas locais.
-0- PANA CS/IZ 12nov2019