Papa Francisco insta mundo económico a tirarem mãos de África
Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Papa Francisco apelou de maneira vibrante aos que exploram colossais riquezas da República Democrática do Congo (RDC) para tirarem as mãos deste país.
"Tirem as mãos de África!”, martelou o sumo pontífice num discurso proferido a vários funcionários do Estado e civis.
“Quero que o mundo reconheça as coisas catastróficas que aconteceram ao longo dos séculos em detrimento das populações locais”, disse.
Milhares de congoleses saíram em massa às ruas de Kinshasa, do aeroporto de Ndjili ao centro da cidade, para receber o Papa Francisco, que faz assim a sua primeira visita a este país, considerado o maior católico de África, e que termjna esta sexta-feira.
Segundo fontes do Vaticano, o chefe da Igreja Católica deveria visitar a RDC e o Sudão do Sul em julho de 2022, mas uma lesão impediu-o de o fazer.
A visita que devia fazer a Goma (leste da RDC), região onde se vive uma crise político-militar entre o Exército congolês e rebeldes de "M23", foi cancelada, acrescentaram as mesmas fontes.
O Papa, no avião que sobrevoava o grande Sara, pediu a observação de um minuto de silêncio em memória dos emigrantes que perderam a vida tentando chegar ao Mediterrâneo, informa-se.
Milhares de migrantes perdem a vida no grande Sara tentando chegar ao Mediterrâneo via Líbia, Argélia ou Marrocos, antes de embarcar em barcos improvisados para a outra margem europeia.
A Líbia enfrenta desafios económicos e de segurança como país de acolhimento e trânsito de emigrantes.
A Líbia acolhe, no seu território entre 1.200.000 e 1.500.000 emigrantes ilegais, a maioria dos quais trabalha no setor privado, nomeadamente na agricultura, construção e oficinas técnicas.
Eles enviam parte da sua renda às suas famílias nos seus respetivos países por meio de redes de transferência de dinheiro que operam na Líbia e nos seus países de origem.
De Kinshasa, o Papa Francisco ruma para o Sudão do Sul, última etapa do seu périplo africano.elatado.
-0- PANA AD/IN/JSG/SOC/MAR/DD 02fev2023