Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) - O Papa Francisco prestou uma homenagem emocional ao finado ex-Presidente da Tanzânia, Benjamin William Mkapa, falecido a 24 de julho de 2020, vítima de uma crise cardíaca em Dar-es-Salaam, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado lido esta quarta-feira, durante o funeral na sua aldeia natal, no distrito de Masasi, na província de Mtwara (sudeste), o Papa Francisco declarou ter sabido com “uma profunda tristeza” a morte do ex-Presidente tanzaniano (de 1995 a 2005).
O comunicado, assinado pelo secretário do Estado do Vaticano, o arcebispo Pietro Parolin, e lido pelo presidente da Conferência Episcopal da Tanzânia (CET), o arcebispo Gervas Nyaisonga, considera o finado Presidente como "um líder que trabalhou muito para o desenvolvimento da educação e das comunidades em geral."
"O Papa apresenta as suas sentidas condolências à família de Benjamin Mkapa e a todos os crentes católicos que assistiram à missa de réquiem...”, leu o arcebisto Nyaisonga.
O Presidente Filipe Nyusi de Moçambique e o seu predecessor, Joachim Chissano, também apresentaram os seus pêsames à família e aos amigos do finado.
O Presidente Nyusi consolou a família enlutada e exprimiu o seu otimismo quanto à sua capacidade de enfrentar o choque emocional provocado pelo desaparecimento de Benjamin Mkapa.
-0- PANA EBM/MA/BAI/BEH/SOC/FK/DD 29julho2020