Papa Francisco celebra missa ao ar livre em Kinshasa
Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Papa Francisco celebrou quarta-feira uma missa ao ar livre em Kinshasa, no segundo dia da sua visita à RD Congo.
Centenas de milhares de pessoas são esperadas na missa que acontecerá no principal aeroporto de Kinshasa.
Ainda hoje, o Papa Francisco realizará um encontro com as vítimas da violência no país onde grupos armados criaram uma atmosfera de medo, pânico e insegurança por muitos anos.
O Papa chegou a Kinshasa na terça-feira, no início de sua viagem apostólica africana à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul.
Falando numa reunião com autoridades do Governo, da sociedade civil e do corpo diplomático no jardim do "Palácio das Nações" em Kinshasa na terça-feira, o Papa Francisco denunciou os conflitos que continuam a assolar a República Democrática do Congo e a exploração imprudente de suas imensas recursos por forças estrangeiras.
Segundo o Vatican News, o Papa exortou o povo congolês a tomar o seu destino nas suas próprias mãos, rejeitando a violência e o ódio.
Ele já efetuou uma visita de cortesia ao Presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi.
Segundo o Vatican News, o Papa Francisco explicou que a sua visita nasceu de seu desejo de levar a eles "a proximidade, o afeto e o consolo de toda a Igreja Católica", e que ele veio "como um peregrino de reconciliação e paz".
Comparando a RDC a um diamante, uma das muitas riquezas do país, o Papa observou que o povo congolês é “infinitamente mais precioso do que qualquer tesouro encontrado em seu solo fértil”.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR 01fev2023