Praia, Cabo Verde (PANA) – A equipa da Palmeira, da ilha do Sal, sagrou-se, sábado, pela primeira vez, campeã de futebol sénior masculino de Cabo Verde, ao derrotar a Académica do Mindelo, nas grandes penalidades, por 7-6, apurou a PANA de fonte desportiva.
No jogo decisivo, disputado no Estádio Dau d’Segunda, na ilha do Maio, durante o tempo regulamentar, registava-se um empate a uma bola (1-1), resultado que permaneceu inalterado até 4ao final do prolongamento, pelo que foi necessário recorrer à marcação das grandes penalidades para se encontrar o vencedor da edição 2022-2023 da prova máxima de futebol dos clubes de Cabo Verde.
A Palmeira, fundada em 1982, conseguiu assim o seu primeiro titulo nacional, depois de duas finais consecutivas, precisamente com o mesmo adversário, a Académica do Mindelo, da ilha de São Vicente, que conquistou então o título ao vencer os salenses (equipa da Ilha do Sal) por 1-0.
Promovido pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o campeonato nacional sénior masculino é disputado pelos vencedores dos campeonatos das 11 regiões desportivas do arquipélago.
A primeira fase da prova, a de grupos, disputa-se segundo um sistema de "todos contra todos" a duas voltas, dentro e fora, passando às meias-finais os vencedores de cada um dos grupos e o melhor segundo classificado.
-0- PANA CS/DD 09julho2023