Agência Panafricana de Notícias

Países ocidentais exigem cessação imediata da violência na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos, França, a Grã Bretanha, a Itália e a Alemanha denunciaram vigorosamente os atos de violência na Líbia, exigindo a cessação imediata de todos os atos de hostilidade no país, palco de violentos confrontos armados.

Estes países condenaram, num comunicado no fim de semana, os crimes perpetrados por Ansar Asharia, um grupo salafista djihadista líbio classificado por Washington e Tripoli como organização terrorista, bem como os atos de violência cometidos nas diferentes regiões da Líbia nomeadamente em Tripoli e a sua periferia.

O comunicado adverte que « a liberdade da Líbia pela qual foi travada uma longa para a sua realização está em perigo se se deixar que grupos terroristas locais e estrangeiros façam do território líbio um refúgio seguro».

Estes países renovaram a sua disponibilidade de impor sanções em conformidade com a resolução 2174 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, contra qualquer ameaça à paz ou à estabilidade da Líbia ou compromete o processo político no país ».

O comunicado acrescenta que não existe solução militar à crise líbia e critica o fracasso dos protagonistas líbios em respeitar os apelos de cessar-fogo.

A nota sublinha a importância para a comunidade internacional de agir coletivamente a respeito da crise líbia com base em princípios e decisões acordadas durante as reuniões de Nova Iorque e Madrid, exortando todos os protagonistas a absterem-se de qualquer ato suscetível de aprofundar as divisões atuais, para permitir ao povo líbio tratar a crise no quadro das negociações das Nações Unidas.

-0- PANA/BY/BEH/MAR/IZ 20out2014