Agência Panafricana de Notícias

Países da IGAD realizam cimeira extraordinária sobre Somália

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Os Presidentes de países- membros da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) iniciaram esta segunda-feira em Addis-Abeba, na Etiópia, uma cimeira extraordinária sobre a Somália.
Durante este encontro solicitado pelo primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, os líderes da IGAD pedirão à União Africana (UA) para nomear uma personalidade de primeiro plano para supervisionar os esforços de paz na Somália.
Pelo menos seis chefes de Estado dos países da IGAD participam nesta cimeira vista igualmente como uma oportunidade para lançar um novo apelo para um apoio militar urgente e intensificado às operações de paz na Somália.
"O statu quo prevalecente na Somália nunca será aceitável", declarou o primeiro-ministro etíope e presidente em exercício desta organização.
Falando durante a cerimónia de abertura desta cimeira, Zenawi instou o Governo Federal de Transição da Somália a abrir o diálogo com os seus opositores, denunciando uma ingerência estrangeira.
"A situação na Somália é essencialmente fomentada por atores não somalís (estrangeiros)", deplorou o primeiro- ministro etíope.