Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Uma reunião de ministros da Aliança dos Estados do Sahel (AES) realiza-se esta quinta-feira em Ouagadougou, soube a PANA de fonte oficial.
Da agenda do encontro desta aliança, composta pelo Burkina Faso, pelo Mali e pelo Níger, constam nomeadamente a análise dos textos relativos ao quadro da aliança e a criação de uma confederação que agrupe os três países.
Chegada quarta-feira última a Ouagadougou, a delegação maliana é chefiada pelo ministro de Estado e ministro da Administração do Território e Descentralização, o coronel Abdoulaye Maiga, acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Abdoulaye Diop, entre outros.
A delegação nigerina é liderada pelo ministro de Estado e ministro da Defesa Nacional, o general Salifou Modi.
A 16 de setembro de 2023, estes países dirigidos por militares golpistas assinaram uma carta chamada de Liptako-Gourma, que criou a Aliança dos Estados do Sahel (AES) com o fito de assegurarem a defesa coletiva em caso de ameaças terroristas.
Na mesma senda, a 28 de janeiro último, os três anunciaram em simultâneo a sua retirada, com efeitos imediatos, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) por esta os ter condenado devido aos golpes de Estado cometidos contra Presidentes democraticamente eleitos nos três países.
-0- PANA TNDD/IS/DD 15fev2024