Agência Panafricana de Notícias

Países africanos chamados a priorizar emprego de jovens

Dakar, Senegal (PANA) – O presidente da Rede dos Jovens Africanos Líderes das Nações Unidas (ROJALNU), o maliano Alioune Guèye, defendeu segunda-feira em Dakar uma melhor garantia do emprego dos jovens nas políticas e nos programas de desenvolvimento em África.

« África deve reservar um melhor futuro à sua juventude. Ela deve aproveitar o génio da sua juventude dando-lhe a oportunidade para se afirmar, se valorizar e demonstrar a sua capacidade”, disse Guèye durante a cerimónia de abertura da quarta cimeira pan-africana dos jovens líderes das Nações Unidas.

Advertiu dos perigos do desemprego endémico.

« Se os jovens permanecerem desempregados, sem uma boa perspetiva futura, nem esperança, eles se tornam numa ameaça à estabilidade e ao futuro do continente », afirmou.

« O desemprego dos jovens é economica e humanamente inaceitável », acrescentou o líder juvenil indicando que o encontro de Dakar será a oportunidade para fazer o balanço do que foi feito em termos de emprego dos jovens desde a criação da ROJALNU, em 2004.

A cimeira de Dakar, que vai durar cinco dias, agrupa cerca de 500 jovens provenientes dos 54 países africanos.

Segundo os seus organizadores, será a oportunidade para os jovens trocarem « ideias inovadoras » sobre os maiores desafios do desenvolvimento humano sustentável de África.

Ela visa igualmente fazer a argumentação para que os jovens estejam no centro do programa das Nações Unidas para o desenvolvimento pós-2015, prazo de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), fixados em 2000.

A cimeira deverá produzir um documento consensual para o posicionamento do emprego e a aquisição de capacidades em matéria de empresariado dos jovens no quadro dos ODM e do quadro concetual do programa de desenvolvimento pós-2015.

-0- PANA AAS/AAS/FK/DD 14jan2014