Agência Panafricana de Notícias

Países africanos apelados a investir na juventude

Yaoundé, Camarões (PANA) – Em prelúdio à 6ª edição da Conferência Africana sobre Saúde Sexual e Direitos, prevista para 5 de fevereiro, um ateliê de reforço de capacidades foi aberto segunda-feira em Yaoundé, a capital camaronesa, com um apelo aos países africanos a aumentar os seus investimentos a favor da juventude.

O representante do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) na Namíbia, Ademola Olajide, durante a abertura do ateliê de dois dias, sublinhou que o continente não atingirá o seu potencial sem uma juventude produtiva para incentivar as economias dos diferentes países.

“África não pode realizar o seu pleno potencial se a educação das raparigas e o desenvolvimento da juventude não forem as principais prioridades dos programas de desenvolvimento”, disse Olajide perante os participantes provenientes de toda África.

Segundo ele, o continente possui uma população relativamente jovem, ou seja cerca de 42 porcento deles são menores de 15 anos de idade e, apesar dos progressos notáveis realizados na redução da mortalidade materna e infantil, as gravidezes precoces permanecem um grande problema.

O perito em saúde sublinhou a necessidade de aumentar os investimentos na saúde da reprodução com vista a reduzir a explosão demográfica em África.

“Investir a favor da juventude em África com vista a explorar os dividendos demográficos continua a ser essencial para o crescimento económico", indicou Olajide.

"Temos de investir no reforço das capacidades das mulheres, melhorar o acesso às informações sobre a saúde da reprodução, a saúde, a educação e a nutrição. Todas as nossas políticas devem trabalhar juntas para apoiar o desenvolvimento da juventude”, sublinhou.

A conferência, que terá início quarta-feira, tem como objetivo sensibilizar os 500 delegados sobre a saúde da reprodução e os direitos e refletir sobre os meios que permitirão eliminar o seu risco.

-0- PANA SB/MA/ASA/JSG/IBA/CJB/TON 04fev2014