Agência Panafricana de Notícias

Países Baixos financiam estudo para terminal de cruzeiros em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os Países Baixos vão financiar com 12 milhões de euros um estudo para a construção de um terminal de cruzeiros no Porto Grande do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

O acordo para o financiamento desta parte do projeto, que tem um custo global de 38 milhões de euros, foi assinado segunda-feira, na Praia, pelo chefe da diplomacia cabo-verdiana, Jorge Borges, e pelo embaixador neerlandês no arquipélago, Pieter Jan Zwaan, residente em Dakar (Senegal).

O diplomata neerlandês revelou que a atribuição da restante verba para a segunda fase do projeto deverá ser discutida ainda esta semana durante uma visita de trabalho do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, aos Países Baixos e durante a qual irá encontrar-se com o seu homólogo neerlandês, Mark Rutte, e com vários empresários locais.

A construção do terminal de cruzeiros, que ficará pronto em 2015, vai de encontro à estratégia da empresa cabo-verdiana de portos (Enapor) de capitalizar a tendência de crescimento desse tipo de turismo registada nos últimos anos, de forma a garantir que o Mindelo passe de porto de escala a de destino do turismo de cruzeiro no arquipélago.

Em 2011, 37 navios de cruzeiro passaram pelo Porto Grande, número que, no ano seguinte, subiu para 42.

O financiamento dos Países Baixos para este projeto vai ser feito através do Programa ORIO, que é um instrumento do Governo neerlandês para financiar, em regime de donativo, projetos de desenvolvimento em países selecionados.

A ORIO já permitiu a construção de idênticas infraestruturas em diversas ilhas das Caraíbas e em Chipre.

Cabo Verde é um dos países selecionados para a cooperação no âmbito do ORIO e também de “investimento para o setor privado em Africa” (PSI), um outro programa que visa igualmente favorecer o crescimento económico e a redução da pobreza.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores do arquipélago, o Reino dos Países Baixos tem sido um “grande parceiro estratégico” de Cabo Verde ao longo dos últimos anos com a ajuda a projetos e a programas de apoio à balança de pagamentos, em 2001, e na ajuda orçamental com “importantes volumes de desembolsos”, entre 2005 e 2008.

“Foram desenvolvidos outros importantes projetos ligados à educação, à formação profissional, à reforma das Finanças Públicas e à parceria especial com a União Europeia”, lê-se na referida nota.

-0- PANA CS/IZ 02julho2013