Agência Panafricana de Notícias

Países Baixos financam construção de mais cinco barragens em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo neerlandês vai disponibilizar um financiamento de 15 milhões de euros a Cabo Verde para a construção de mais cinco novas barragens e outras infraestruturas de mobilização de água no arquipélago, apurou a PANA de fonte oficial.

Em 2010, o Governo cabo-verdiano lançou um ambicioso programa de construção de 17 barragens até ao fim da legislatura, em 2016, bem como dezenas de diques, furos e sistemas de bombagem de água.

O projeto tem como pano de fundo mobilizar 75 milhões de metros cúbicos de água para consumo e para a agricultura, cerca de um porcento da água que anualmente se perde pela não retenção das águas provenientes das chuvas.

Até ao momento, já foram construídas e inauguradas cinco barragens na ilha de Santiago, uma em Santo Antão e uma em São Nicolau.

Outras duas dessas infraestruturas hidráulicas de retenção das águas pulviais estão em fase final de construção em Santiago.

Entretanto, uma parte deste montante agora atribuído pelo Governo holandês deverá ser canalizado ainda para projetos de energias renováveis e construção de um terminal de cruzeiro na ilha de São Vicente.

Este foi um dos assuntos discutidos durante o encontro que o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, manteve com as autoridades neerlandesas durante a sua estadia, na semana passada, naquele país que abriga uma numerosa comunidade cabo-verdiana.

O Governo neerlandês manifestou igualmente disponibilidade em apoiar projetos envolvendo jovens quadros de origem cabo-verdiana que residem no país mas querem trabalhar em Cabo Verde.

-0- PANA CS/IZ 07dez2015