Agência Panafricana de Notícias

País palco de CAN 2025 de futebol é conhecido em fevereiro de 2023, diz CAF

Dakar, Senegal (PANA) - O país organizador do Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol em 2025 será conhecido a 10 de fevereiro de 2023, soube a PANA de fonte desportiva.

A informação consta de um processo de que a Confederação Africana de Futebol (CAF) publicou, quarta-feira última, alguns detalhes no seu website.

Assim sendo, está oficialmente lançada a corrida para a organização do CAN de futebol 2025.

A CAF reabriu o concurso público para a organização desta competição, depois de a Guiné Conakry, inicialmente designada para o acolher, ter sido privada de o fazer no início de outubro corrente pela CAF, na pessoa do seu presidente, Patrice Motsepe.

Foi ele quem deu a notícia, depois de uma visita a Conakry, a capital guineense.

Motsepe falava a partir de Argel, a capital argelina, à margem dum sorteio dos jogos do Campeonato das Nações Africanas (CHAN), marcado para janeiro próximo na Argélia.

Anunciou que cerca de 10 países há tinham a ambição de se candidatar à organização do CAN 2025, alguns dos quais sob a forma de uma candidatura conjunta.

A CAF anunciou ter enviado um convite a todas as suas associações-membros, para manifestarem o seu interesse em acolher o CAN 2025, bem como detalhes do processo de seleção do país ou países anfitriões, lê-se num seu comunicado.

Todos estes países (incluindo Marrocos, Argélia e Nigéria) interessados ​​e outros que ainda não reagiram, têm até 11 de novembro para apresentarem os seus processos de declaração de intenção.

De acordo com o documento, o prazo para a CAF enviar os documentos de candidatura às associações membros interessadas está marcado para 16 de novembro próximo.

Um mês depois, todas as federações interessadas devem ter apresentado as suas propostas finais com todos os documentos de candidatura e organização, nomeadamente acordo de organização, acordo com as cidades palcos, garantias dos respetivos governos.

Depois disso, a CAF fará suas visitas de inspeção a diferentes países concorrentes, de 5 a 25 de janeiro de 2023, antes de o seu Comité Executivo designar, a 10 de fevereiro, o(s) país(es) anfitrião (ões), de acordo com o texto.

-0- PANA BKN/JSG/MAR/DD 28out2022