Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Pahimi Padacké Albert, candidato às últimas eleições presidenciais, foi nomeado primeiro-ministro do Governo da transição do Tchad, conforme um decreto do presidente do Conselho Militar de Transição (CM), general Mahamat Idriss Déby.
Albert tem 15 dias para propor ao presidente do CMT uma lista de ministros para formar o seu Governo, indica o documento.
Nascido a 15 de novembro de 1966, Albert Pahimi Padacké já foi primeiro-ministro, de 13 de fevereiro de 2016 a 04 de maio de 2018 sob o regime do finado Presidente Idriss Déby Itno.
Várias vezes ministro no Tchad e deputado sob as bandeiras do Reagrupamento Nacional para a Democracia no Tchad, ele ocupou a segunda posição nas eleições presidenciais de 11 de abril de 2021 com 10,32 porcento dos sufrágios.
Idriss Déby Itno venceu este escrutínio presidencial com 79,39 porcento dos sufrágios mas morreu no dia seguinte de ferimentos contraídos durante combates contra um grupo rebelde.
Foi em seguida instalada uma transição de 18 meses liderada por um dos seus filho, uma opção que está a dividir a classe política tchadiana.
Os Presidentes nigerino, Mohamed Bazoum, e mauritano, Mohamed Ould Ghazouani, foram escolhidos pelos seus pares para negociar uma transição pacífica, no Tchad.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ 26abril2021