Agência Panafricana de Notícias

Pagamentos nas redes eletrónicas aumentam 7% em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A movimentação de dinheiro através das redes eletrónicas de pagamento em Cabo Verde registou, este ano, um aumento de sete porcento em relação a 2013, nos levantamentos que atingiram os dois milhões e 350 mil contos cabo-verdianos (cerca de dois milhões e 140 mil euros), apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte autorizada.

Em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV), o diretor-geral da Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos (SISP), Antão Chantre, revelou que só o pagamento nas lojas registou um aumento de 20 porcento, o que se traduziu na movimentação de um milhão e 840 mil contos (cerca de um milhão e 670 milhões de euros).

Só nas Caixas Vint24 (sistema automático de levantamento de dinheiro) foram retirados mais de 900 mil contos (cerca de 818 mil euros), enquanto os terminais de pagamento (POS) nos estabelecimentos comerciais movimentaram 670 mil contos (cerca de 609 mil euros).

Para o SISP, este aumento de transações através das redes eletrónicas deve-se à expansão do serviço e à confiança dos consumidores.

“Hoje, cada vez mais, os Cabo-verdianos optam pelo Cartão Vint4”, disse Antão Chantre, sublinhando que o sistema registou um aumento de cinco porcento em termos do número de utilizadores.

“São mais sete mil novos cartões e, cada vez mais, os Cabo-verdianos usam os POS para fazer pagamentos”, precisou.

-0- PANA CS/IZ 24dez2014