Pacientes suspeitos de varíola dos macacos em Cabo Verde com testes negativos
Praia, Cabo Verde (PANA) - Os testes realizado aos dois pacientes suspeitos de terem contraído a varíola dos macacos, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, tiverm resultados negativos para essa doença, apurou a PANA, segunda-feira, de fonte sanitária.
A informação foi confirmada pelo Diretor Nacional da Saúde, Jorge Barreto, em declarações à imprensa local.
No passado dia 29 de agosto a direção clínica Hospital Batista de Sousa, na cidade do Mindelo, informou que havia dois casos suspeitos de varíola dos macacos naquela unidade de saúde, mas exames realizados aos pacientes não confirmaram as suspeitas daqueles que seriam os primeiros casos desta doença em Cabo Verde
No passado mês de julho já tinham sido reportados dois casos suspeitos de varíola dos macacos e também não se confirmaram.
De referir que no mês de junho, após a abertura da Plenária da Iniciativa 2022 – Ano da Segurança Sanitária, o ministro cabo-verdiano da Saúde, Arlindo do Rosário, tinha garantido que Cabo Verde está a acompanhar a evolução da varíola dos macacos e que as estruturas sanitárias do arquipélago já têm conhecimento das diretrizes preventivas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde a respeito desta doença .
No dia 23 de julho do corrente ano, a OMS considerou a varíola dos macacos como sendo uma Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional.
O atual surto desta doença, em países fora da África Ocidental e Central, onde ela é considerada endémica, foi relatado no início de maio.
0 – PANA – CS/FK – 07 set 2022