Agência Panafricana de Notícias

Pacientes do Botswana transplantados rim na Índia

Gaberone, Botswana (PANA) - Seis cidadãos do Botswana regressaram ao seu país depois de terem efetuado com êxito transplantes, segundo responsáveis do mais antigo hospital de referência do Botswana, Princess Marina.

O diretor de comunicação do hospital, Donnell Kutlapye, declarou sexta-feira que pacientes que necessitam de transplantes de rim e da medula óssea enviados para a Índia em abril passado regressaram, exceto um deles que morreu.

"Dos sete pacientes que receberam transplante do rim, seis regressaram em boa saúde mas um dele faleceu em junho passado na Índia depois da operação realizada em Apollo Hospitals", disse.

O paciente que recebeu um transplante da medula óssea regressou igualmente e está bem, garantiu Kutlapye.

O Ministério tswanês da Saúde e o Indraprastha Apollo Hospitals em Nova Deli, na Índia, assinaram um protocolo de acordo em 2014 para o fornecimento de serviços especializados de transplante de órgão no Botswana.

A Índia procede a uma transferência de competência a favor do pessoal local para assistência dos pacientes transplantados.

Os dois médicos e o enfermeiro que acompanharam os pacientes receberam diferentes formações ligadas ao acompanhamento médico das pessoas transplantadas.

-0- PANA DRW/VAO/NFB/JSG/MAR/TON 14agosto2015