Paciente em isolamento por covid-19 suicida-se em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma paciente que se encontrava num espaço de isolamento institucional na localidade de Almada, a cinco quilómetros da cidade de São Filipe, na ilha cabo-verdiana do Fogo, suicidou-se no início da noite de sexta-feira, 13 de novembro, confirmaram autoridades policiais locais, citadas pela agencia cabo-verdiana de noticias (Inforpress).
De acordo com a fonte, a paciente, de 58 anos de idade, depois de o teste PCR a que foi submetida ter sido positivo, foi encaminhada para Almada, localidade onde, neste preciso momento, funciona o único espaço de isolamento institucional para pacientes com covid-19.
Segundo uma fonte da Polícia Nacional, alertada para a ocorrência depois das 18 horas e 30 minutos da mesma sexta-feira, a vítima, originária do município de Santa Catarina do Fogo, mas que residia há vários anos num dos bairros da parte alta da cidade de São Filipe, terá posto termo à vida por enforcamento numa casa de banho, onde foi encontrada por uma companheira de quarto.
As autoridades competentes procederam ao levantamento do cadáver e ao seu consequente encaminhamento para a morgue do Hospital Regional São Francisco de Assis, a fim de se proceder à realização de uma autópsia.
A paciente, segundo autoridades, padecia de outras patologias e encontrava-se no espaço de isolamento há relativamente três dias.
O suicídio aconteceu no dia em que o município de São Filipe registou mais seis casos positivos de covid-19.
Com dados divulgados sexta-feira, a ilha do Fogo contabiliza 922 casos acumulados de covid-19, desde o surgimento do primeiro caso a 17 de agosto.
Destes 922 casos, 192 foram detetados nos Mosteiros, 698 em São Filipe e 32 em Santa Catarina.
O total de óbitos é de seis, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (um), Santa Catarina (um) e São Filipe (quatro).
O agravamento da situação sanitária no Fogo, devido ao aumento de novos casos de covid-19, levou o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia de Silv, a deslocar-se, sexta-feira, à aquela ilha, acompanhado por outros membros do Governo, para se reunir com autoridades e organizações locais com o objetivo de procurar soluções urgentes e eficazes para travarem o surto de novas infeções pelo novo coronavírus naquele ponto do território cabo-verdiano.
-0- PANA CS/DD 14nov2020