Agência Panafricana de Notícias

PNUD reitera compromisso partilhado com Angola pela paz e desenvolvimento

Luanda, Angola (PANA) - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) reiterou segunda-feira o compromisso partilhado com Angola pela paz, desenvolvimento e respeito pela humanidade, soube a PANA de fonte oficial.

O compromisso foi reiterado pela representante residente do PNUD em Angola, Denise António, segunda-feira em Luanda, por ocasião da celebração de mais um ano do Sistemas das Nações Unidas no país.

O Dia das Nações Unidas, celebrado todos os anos, oferece a oportunidade de ampliar a agenda comum e reafirmar os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas, que nos têm guiado nos últimos 79 anos.

“Aqui em Angola, juntamente com os nossos parceiros, o Governo, o setor privado, parceiros de desenvolvimento, agências irmãs da ONU, a sociedade civil e comunidades, estamos a trabalhar para enfrentar os desafios e abraçar as oportunidades para um futuro mais promissor e sustentável”, disse a responsável.

A seis anos do prazo de 2030, para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acrescentou Denise António, a necessidade de uma ação global coletiva é mais crítica do que nunca.

“Para tal, é necessário um multilateralismo inclusivo, interligado e eficaz, que promova a colaboração entre as nações para resolver problemas comuns”, enfatizou.

Informou o PNUD trabalha em 170 países e territórios para erradicar a pobreza, reduzir desigualdades e criar resiliência para o desenvolvimento sustentável.

Em Angola, esclareceu a representante residente, estão a ser feitos esforços para fazer face aos desafios, em colaboração com o Governo e os parceiros locais.

Sublinhado que, para o período 2024-2028, o PNUD mobilizou, até ao momento, mais de 165.000.000 dólares americanos, para promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável, incluindo 126.000.000 para melhorar o acesso a serviços sociais de qualidade, particularmente na saúde e no bem-estar da comunidade, e 29 milhões destinados à resiliência climática e à proteção ambiental.

Denise António disse, também, que as sua instituição trabalha para apoiar a diversificação económica inclusiva e sustentável, capacitando as Pequenas e Médias Empresas (PME) e prestando assistência técnica e apoio consultivo e formação profissional essenciais para o futuro.

-0- PANA JA/DD 06nov2024