Agência Panafricana de Notícias

PNUD realça papel do sector privado no desenvolvimento social em Angola

Luanda- Angola (PANA) -- O sector privado desempenha um papel importante na criação de emprego, riqueza, oferta de bens e serviços e contribui para a resolução de problema sociais, indica uma nota de imprensa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a que Angop teve acesso terca- feira.
Segunda o mesmo documento publicada durante uma palestra dirigida a empresários de vários sectores, sob o lema "O papel do sector privado no desenvolvimento e no combate à probreza", sem o sector privado a nível global e nacional não é possível a criação sustentável de emprego e prosperidade, com vista à redução da pobreza e ao desenvolvimento.
O PNUD recebeu em 2007 uma estratégia geral corporativa que oferece um enquadramento integrado de intervenção de apoio ao sector público a nivel global, regional e nacional.
A nota esclarece que a ideia central desta estratégia consiste em facilitar o "desenvolvimento do mercado inclusivo com um enfoque no fomento de modelos de negócios e mercados que produzem impacto sistémico.
Em Angola, o PNUD tem estado a realizar actividades de apoio ao desenvolvimento do sector privado deste 2004, através do Programa Empresarial Angola (PEA), baseada num modelo de parcerias público/privado entre o Governo, sector privado, Organizações Não Governamentais (ONG), e a agências de desenvolvimento para apoio a pequena e media empresas angolanas.