Trípoli, Líbia (PANA) – A representação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Líbia anunciou, domingo, estar a envidar esforços para reduzir a utilização de sacos pláticos, com base numa experiência de duas semanas, em Trípoli, que consiste em incitar os cidãdãos a usarem alternativas que não contribuam para a poluição ambiental.
Numa publicação, o PNUD frisou que os sacos plásticos descartáveis constituem um dos maiores poluentes ambientais.
Acrescentou que é isto que conduziu o seu laboratório de aceleração a realizar uma experiência de duas semanas num grande armazém de Trípoli, onde sacos de mercearias reutilizáveis foram apresentados a clientes como alternativa ao plástico.
"Com base nos resultados, a municipalidade poderá introduzir políticas para reduzir a utilização de sacos plásticos descartáveis nas lojas”, indicou o PNUD.
As Nações Unidas procuram a reduzir a quantidade de matérias plásticas depositadas anualmente nas lixeiras de todos os países do mundo e livrar-se delas completamente, lembra-se.
"A poluição plástica representa, com efeito, uma das maiores ameaças ao nosso planeta antes da epidemia do coronavírus. Mas o repentino aumento da utilização diária de alguns produtos para garantir a segurança de pessoas e conter a proparação da doença agrava ainda as coisas”, alertou Amila Cook-Hamilton, diretora do Comércio Internacional da CNUCED (Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento).
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 28dez2020