PNUD financia $ 286 mil para projetos ambientais no Togo
Lomé, Togo (PANA) – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) concedeu a nove organizações da sociedade civil togolesa 286 mil dólares americanos (168 milhões de francos CFA), para a realização de projetos ligados ao ambiente, soube a PANA quarta-feira, em Lomé, de fonte onusina.
O financiamento destes nove projetos escolhidos no termo de um "processo seletivo", indica o PNUD, inscreve-se no quadro da execução do programa de microfinanciamentos do Fundo para o Ambiente Mundial (PMF/FEM).
Os projetos contribuirão para “apoiar as iniciativas comunitárias de conservação, restauração e utilização sustentável dos recursos naturais, como meios de reforço da resiliência das populações, face aos efeitos nefastos das mudanças climáticas. Eles serão executados, em todas as províncias no Togo, durante os próximos dois anos, acrescenta a fonte.
As subvenções concedidas, a título desta nova ronda de financiamento, estão compreendidas entre os 10 e os 28 milhões de francos CFA, por projeto, precisa o PNUD.
Desde 2009, lembra a instituição onusina, o PMF/FEM « apoia e acompanha » com até 50 mil dólares americanos, por projeto, iniciativas de gestão dos recursos naturais e de proteção do ambiente, identificadas pelas comunidades básicas e ministradas pelas organizações da sociedade civil no Togo.
Eles comportam componentes socioeconómicas destinadas à melhoria do quadro e das condições de vida das populações beneficiárias.
No total, 104 projetos beneficiaram deste financiamento no valor de dois milhões 958 mil 875 dólares americanos, ou seja, um pouco mais de um bilião 700 milhões de francos CFA.
-0- PANA FAA/IS/FK/IZ 13fev2020