Agência Panafricana de Notícias

PNUD elogia potencialidades económicas do Benin

Cotonou, Benim (PANA) - A administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, em visita ao Benin há três dias, enalteceu terça-feira as potencialidades económicas deste país da África Ocidental.

"O Benin tem muitas vantagens em matéria de desenvolvimento", declarou durante um briefing com a imprensa em Cotonou, capital económica beinense.

Segundo ela, a paz e a establidade reinam no Benim "o que, infelizmente, não acontece em alguns países da sub-região, quando a paz constitui um fator de desenvolvimento".

Para além da paz e da establidade, disse, o Benin tem enormes potencialidades no domínio agrícola e é, talvez, « um celeiro alimentar » para os outros países da sub-região.

Ela elogiou as reformas económicas empreendidas nos últimos anos pelo Governo bininense, convidando este último a continuar neste sentido.

Sobre o Porto de Cotonou, Clark indicou que este pode posicionar-se como « o pulmão da economia sub-regional» por ser a porta de entrada para vários países da sub-região.

Quanto ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) pelo Benin, Clark reconheceu que este país fez vários esforços nos domínios da educação, da saúde da água, e da luta contra o HIV/Sida, mas que ainda resta muito por fazer para atingir os outros objetivos.

Chegada domingo à tarde a Cotonou, Clark encontrou-se com várias personalidades do Estado e foi recebida em audiência pelo Presidente da República, Boni Yayi.

-0- PANA IT/DIM/IZ 12set2012