PNUD e militares juntam sinergias no nordeste da Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na Nigéria, e as Forças Armadas nigerianas decidiram trabalhar juntos para garantir a segurança das infraestruturas de estabilização da agência onusina no nordeste do país.
Para o efeito, o representante residente do PNUD, Mohammed Yahyah, e o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, tenente-general Tukur Yusuf Buratai, realizaram uma reunião terça-feira no quartel-general, em Abuja.
Estas infraestruturas estão a ser implantadas a fim de cortar a capacidade de ação do grupo terrorista Boko Haram e reforçar a segurança dos civis na região.
O representante residente do PNUD elogiou os esforços do Exército na luta contra o terrorismo.
De acordo com Yahyah, a colaboração com o Exército nigeriano resultou em progressos significativos em termos de reforço dos meios de subsistência e prestação de serviços básicos, particularmente em alguns Estados afetados pela insurreição.
O general Buratai, por sua vez, reafirmou o compromisso das Forças Armadas a estabilizar a região do nordeste através de seus planos estratégicos e operacionais, e que as Forças Armadas continuará a apoiar todas as agências humanitárias da ONU.
Ele exortou o PNUD a consolidar os êxitos alcançados até à data, não abrandando os seus esforços até que a região regresse definitivamente sua à estabilidade.
-0- PANA MON/MA/NFB/DIM/IZ 11dez2019