Agência Panafricana de Notícias

PNUD apoia projectos de luta contra corrupção nos Camarões

Yaoundé- Camarões (PANA) -- O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) concedeu 15 milhões de francos CFA (30 mil dólares americanos) a dois projectos de luta contra a corrupção nos sectores da educação e dos transportes, soube a PANA quarta-feira em Yaoundé.
Esta informação foi prestada à margem da cerimónia comemorativa do Dia Mundial de Luta contra a Corrupção.
O financiamento do PNUD abrange respectivamente um projecto de luta contra a corrupção no meio escolar apresentado pelo Cíclo dos artistas e amigos da natureza e sobre a advocacia contra a corrupção e obstáculos no eixo Doualá (litoral) Kousseri (extremo norte dos Camarões), uma obra do Sindicato dos Trabalhadores do Sector dos Transportes (STST).
Para Bernadette Amougou, vencedora do prémio sobre a luta contra a corrupção em meio escolar, o sector da educação afectado pela corrupção expõe o futuro dos Camarões, uma vez que estes alunos que passam o tempo a comprar as provas vão servir o país no futuro.
Esta docente de carreira, que levou a cabo um estudo num estabelecimento escolar de três mil alunos em Yaoundé, conta estender a sua acção à toda a comunidade educativa do país.
Elisabeth Gaye, do STST, pensa, por sua vez, que os condutores não vão mais aceitar sobrecarregar os seus camiões e pagar dinheiro aos agentes de controlo no trajecto, se forem desdobrados meios consequentes de controlo.