PNUD apoia Pequenas e Médias Empresas do Botswana contra impacto da covid-19
Gaborone, Botswana (PANA) - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou recentemente no Botsuana um projeto de desenvolvimento para ajudar empresas a manterem-se rentáveis e evitarem perdas de empregos devido à pandemia da covid-19.
"As empresas estão também a ser ajudadas a a ter vantagens relevantes, de acordo com as orientações do Governo para o Fundo de Ajuda à Luta contra a Pandemia da Covid-19 no Botswana", afirmou terça-feira Boitumelo Mbaakanyi do PNUD, responsável pela implementação do referido projeto.
Segundo o PNUD, o empreendimento facilita a continuidade e a fluidez das cadeias de abastecimento, o acesso a financiamentos e a diversificação dos produtos e dos mercados das Pequenas e Médias Empresas (PME) fornecedoras.
Mbaakanyi afirmou que o programa forma uma parceria entre três atores-chave-compradores, fornecedores (PME) e 16 consultores empresariais.
"O objetivo desta parceria é levar grandes empresas a comprarem localmente e apoiar as pequenas empresas na obtenção de novas oportunidades de negócios. Isto acabará por criar novos empregos e diversificar a economia reduzindo simultaneamente a pobreza e desigualdades", afirmou Mbaakanyi.
De acordo com o PNUD, 95 por cento dos fornecedores do SDP são prestadores de serviços essenciais, geograficamente distribuídos por todo o país, e que produzem uma vasta gama de serviços e produtos.
O PNUD considera que as PME necessitam de um apoio prático para se adaptarem rapidamente à nova realidade e de mais músculos para estarem emm condições de mudar e reorientar as suas atividades existentes.
-0- PANA DRW/VAO/ASA/DIM/DD 09junho2020