PM tunisino em Portugal em reunião euro-africana sobre migração ilegal
Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino, Hichem Mechichi, que cumula atualmente as funções de ministro do Interior, participa, de 10 a 11 de maio corrente, em Lisboa, em Portugal, numa reunião euro-africana sobre a migração, anunciou um comunicado publicado, domingo pelos serviços da Primatura.
Mechichi reunir-se-á, durante a sua estada em Portugal, com o primeiro-ministro português, António Costa, atual presidente em exercício do Conselho da União Europeia (CUE), vários ministros do Interior e altos responsáveis dos países participantes neste fórum, acrescenta o comunicado.
A Itália organizou, em julho último, uma reunião, por visioconferência, dos ministros do Interior de cinco países europeus (Itália, Malta, Espanha, França e Alemanha) e cinco africanos (Argélia, Tunísia, Marrrocos, Líbia e Mauritânia) para examinar a migração clandestina e encontrar meios de a limitar numa altura em que as tentativas se multiplicam no Mar Mediterrâneo, lembra-se.
Na altura, as declarações e posições europeias sobre a migração ilegal suscitaram a indignação das organizações de defesa dos direitos humanas, incluindo a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).
A MSF interrogou-se se deve regozijar verdadeiramente com a interceção de pessoas para serem conduzidas à força aos campos de detenção e tortura.
"Será que devemos congratular-nos com o facto de termos deixado homens, mulheres e crianças morrerem afogados no mar?”, interrogou-se.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/DD 10maio2021