Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino, Elyes Fakhfakh, demissionário, demitiu todos os ministros do movimento de inspiração islamita Ennahdha, anuncia um comunicado publicado pelos serviços do chefe do Governo.
Os seis ministros demitidos são Anouar Maârouf (Transporte), Abdelatif Mekki (Saúde), Lotfi Zitoun (Assuntos Locais), Ahmed Faâloul (Juventude e Desporto), Mlncef Sliti (Equipamento, Habitatação e Ordenamento do Território) e Selim Chora (Ensino Superior e Pesquisa Científica).
Fakhfakh nomeou Habib Kchaou ministro interino da Saúde, Fadhel Kariem ministro interino do Transporte, Hgazi Chaouachi ministro interino do Equipamento, Habitação e Ordenamento do Território, Asma Shiri ministro interino da Juventude e Desportos, Chokri Benhassem ministro interino dos Assuntos Locais e Lobna Jribi ministro interino do Ensino Superior.
O primeiro-ministro, Elyes Fakhfakh, entregou quarta-feira a sua demissão ao Presidente tunisino, Kais Saeid, que o encarregou de despachar os assuntos correntes, lembre-se.
"Para evitar ao país conflitos entre instituições, o chefe do Governo, Elyes Fakhfakh, apresentou a sua demissão ao Presidente tunisino a fim de lhe abrir uma via nova para se livrar desta crise”, nota o comunicado.
Segundo a Constituição tunisina, ao Presidente da República compete designar um novo primeiro-ministro no prazo de 10 dias.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 16julho2020