PM tanzaniano na cimeira Rússia-África em Sochi
Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – O primeiro-ministro tanzaniano, Kassim Majaliwa, deixou Dar es Salaam, domingo à noite, para Moscovo onde representará o Presidente John Magufuli na cimeira Rússia-África a iniciar-se quarta-feira, em Sochi.
Segundo um comunicado do Gabinete do primeiro-ministro, esta cimeira de dois dias será copresidida pelos chefes de Estado russo, Vladimir Putin, e egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi , sendo este último igualmente presidente em exercício da União Africana (UA).
Esta cimeira pretende reforçar as relações entre as nações africanas e a Rússia, que se deterioraram após o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991.
A cimeira de Sochi será realizada simultaneamente com um fórum económico, no primeiro dia, que será seguido quinta-feira de uma reunião entre o Presidente russo e os chefes de Estado e de Governo africanos.
Pelo menos três mil empresários africanos são esperados neste evento, na Rússia.
Segundo analistas, a Rússia olha cada vez mais o continente africano como uma região onde ela pode desdobrar o seu poder e a sua influência.
Por seu turno, a UA é vista como um outro alvo importante do programa diplomático e de segurança da Rússia, em África, e um instrumento para a diplomacia russa para contrabalançar a influência da Europa e dos Estados Unidos, no continente negro.
-0- PANA EBM/MA/NFB/JSG/FK/IZ 21out2019