Cartum, Sudão (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony J. Blinken, reuniu-se com o primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdouk, para discutir sobre as preocupações comuns sobre a extensão do confronto armado às áreas de Amhara e Afar, na Etiópia, e as consequências para a região.
O Departamento de Estado observou, num comunicado à imprensa, que Hamdouk e Blinken também discutiram o agravamento da situação humanitária na região de Tigray, e informações do retorno das tropas da Eritreia à Etiópia, "o que tem um impacto na estabilidade da região."
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, o secretário de Estado Blinken e o primeiro-ministro Hamdouk acordaram em encorajar todas as partes a iniciar negociações para um cessar-fogo, engajar-se num diálogo político inclusivo, a fim de preservar a unidade e integridade do estado etíope, e permitir a total assistência humanitária aos na necessidade.
“O Secretário de Estado e o primeiro-ministro também discutiram sobre o progresso da transição democrática no Sudão e as formas e meios para aumentar as relações Sudano-Americanas”, acrescentou o porta-voz.
-0- PANA MO/VAO/NFB/JSG/MAR/IZ 05agosto2021