Agência Panafricana de Notícias

PM queniano exorta Zimbabwe a inspirar-se no modelo queniano

Harare, Zimbabwe (PANA) – O primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, apelou sexta-feira em Harare ao Zimbabwe para tirar lições do Quénia em matéria de gestão do seu Governo de Transição confrontado com dificuldades.

Falando após um encontro com o Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, Odinga sublinhou que o Governo de Coligação queniano, criado após um conflito pós-eleitoral, estabilizou-se.

"Nós, no Quénia, temos um ligeiro avanço em relação ao Zimbabwe e temos alguma coisa a partilhar com o Zimbabwe, nomeadamente o processo de formulação da Constituição", sublinhou o chefe do Governo queniano.

Todavia, ele evitou avaliar globalmente a situação política no Zimbabwe quando jornalistas lho pediram, considerando que "apenas os Zimbabweanos podem fazê-lo".

O Presidente Mugabe e o seu primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, ambos principais parceiros no Governo de Coligação do Zimbabwe, estão muitas vezes em conflito, acusando-se mutuamente de sabotar o executivo.

Por conseguinte, as reformas chaves que são objeto dum acordo, nomeadamente a reformulação da Constituiçãon, têm mais de um ano de atraso.

Odinga está no Zimbabwe para participar num congresso do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), partido de Tsvangirai, a convite deste último.

-0- PANA RS/VAO/AKA/TBM/IBA/CJB/DD 29abril2011