PM líbio reafima unicidade do povo libio e da Lìbia
Tripoli, Lìbia (PANA) - O primeiro-ministro lìbio, Abdelhamid Dbaiba, reafirmou, sexta-feira a unicidade do provo líbio, do leste ao oeste e do centro ao sul,soube a PANA de fonte oficial.
Numa mensagem, que surge pela primeira vez, porque o Aid el-Fiter (festa muçulmana que marca o fim do Ramadão), foi celebrada sexta-feira e sabado últimos devido a um desacordo, al-Dbaiba declarou, em alusão aos apóstolos da divisão, que "a festa do povo líbio é uma, e a alegria da festa junta os filhos da Líbia."
O Aïd el-Fitr foi celebrado sexta-feira última em certas regiões e sábado noutras devido a um desacordo sobre o aparecimento do crescente lunar que anuncia o mês do Ramadão.
Na sua mensagem publicada sábado último pelo seu Gabinete de Imprensa, al-Dbaiba disse: "pedimos a Deus o sucesso e a direção da nossa luta, afastando do nosso país as tentativas de dividir as fileiras entre os filhos de um só povo, de uma só religião e de um só país. Isto só se pode realizar pelo respeito pelas instituições do Estado e pela lei."
Al-Dbaiba aludia a divisões com que está confrontada a Líbia, com dois governos paralelos, o de Unidade Nacional, sediado em Tripoli e reconhecido pela comunidade internacional, e o designado por um Parlamento instalado em Sirtes (centro), resultando assim num Estado bicéfalo.
Frisou que "a nossa luta, de nós os benfeitores, pela unidade do país e pela sua elevação entre as nações não vai parar."
O primeiro-ministro líbio regozijou-se com as circunstâncias em que decorreu o Ramadão este ano, qualificando-as de "melhores" há anos.
Todos os líbios o confirmam e o vivenciaram como uma realidade inconstetável, pois o povo líbio merece sempre mais, congratulou-se al-Dbaiba.
-O- PANA BY/IS/SOC/DD 23abril2023