PM líbio qualifica de "grande èxito" detenção de líder de Daech no país
Trípoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, qualificou de “grande êxito” a detenção de Ambarek al-Khazmi, um líder do Estado Islâmico (Daech) na Líbia.
Num twitter publicado terça-feira, al-Dbaiba nota que a operação para a detenção de al-Khazm "constitui um grande êxito para as nossas forças de segurança e a nossa corajosa juventude com a Força de Operações Conjuntas, que continuarão a combater o terrorismo onde quer que esteja na nossa cara pátria."
A Força das Operações Conjuntas do Governo de Unidade Nacional anunciou, terça-feira, a detenção de Ambarek al-Khazmi, um dos mais altos líderes da Organização do Estado Islâmico na cidade de Beni Walidk, a 186 quilómetros a sudoeste de Trípoli.
A Força indicou, numa publicação, que a operação foi levada a cabo em coordenação com a Procuradoria-Geral.
A Líbia conitnua exposta à sobrevivência de células terroristas latentes de Daech com um recrudescimento de atividades, que se manifesta de vez em quando.
A última ação remonta a finais de agosto último, quando um carro armadilhado explodiu contra um posto de controlo de segurança na entrada da cidade de Zella, a 800 quilómetros a sudeste da capital, Trípoli.
O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico, lembra-se.
Estas células latentes da Organização do Estado Islâmico estão ativas na Líbia, apesar da derrota infligida em dezembro de 2016 pelas forças do Governo de Entendimento Nacional, apoiadas por grupos armados filiados da cidade de Misrata (leste) e depois de expulsas do seu bastião de Sirtes (centro) transformado num Emirado Islâmico.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 07set2021