PM guineense recebe emissários franceses
Conakry, Guiné (PANA) - O primeiro-ministro guineense, Mohamed Béavogui, recebeu segunda-feira emissários da direção África do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, a quem informou dos esforços do seu Governo para reconstruir o Estado com base na justiça.
De acordo com um comunicado emitido à PANA, o primeiro-ministro convidou os emissários do Governo francês para serem seus intérpretes junto do antigo poder colonial, com vista a reconstruir uma nova relação com a Guiné-Conakry.
Segundo ele, a Guiné espera uma reflexão criativa sobre a cooperação com França, particularmente nos domínios da justiça e das finanças públicas.
Por seu lado, o embaixador francês Marc Fonbaustier, que apresentou a delegação do Quai d'Orsay, disse que era importante trocar ideias com o primeiro-ministro do qual saudou o espírito de coesão e solidariedade que caraterizou o retiro de 48 horas do Governo, realizado no último fim de semana num campo militar, a cerca de 100 quilómetros da capital.
O diplomata francês disse que o novo Governo guineense estava empenhado numa lógica de desempenho e colaboração franca levada a cabo por uma coordenação eficaz da ação governamental.
Desde a sua nomeação para o primeiro-ministro, no início de outubro, o antigo funcionário das Nações Unidas realizou uma série de audiências com embaixadores da União Europeia (UE) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que sancionaram a Guiné após o derrube do regime a 05 de setembro pelo Comité Nacional de Reagrupamento para o Desenvolvimento (CNRD).
-0- PANA AC/JSG/SOC/DIM/IZ 24 nov2021