Agência Panafricana de Notícias

PM etíope saúda mediação de Kadafi no diferendo Etiópia/Eritreia

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, saudou a oferta do Presidente líbio, Muamar Kadafi, de servir de mediador no diferendo fronteiriço entre a Etiópia e a vizinha Eritreia que dura há vários anos.
"Saudamos a iniciativa, mas pensamos que ela não pode ser radicalmente diferente dos esforcos precedentes.
O resultado só será provavelmente diferente se a Eritreia abandonar a possibilidade de uma solução militar nesta crise", indicou Zenawi aos jornalistas.
Falando durante uma visita à Eritreia no quadro das suas novas funções à frente da União Africana (UA), o líder líbio indicou que ia empenhar-se prioritariamente a fim de pôr termo ao diferendo fronteiriço entre os dois países vizinhos no âmbito do seu mandato de um ano à frente da organização panafricana.
A Eritreia está pronta a ceder qualquer terreno político na Etiópia, mas insiste que a decisão da Comissão de Fronteiras da Organização das Nações Unidas (ONU) seja irrevogável, indica a mesma fonte.
O impasse político em relação a esta crise provocou um clima instabilidade latente entre os dois Estados vizinhos da África Oriental.
O primeiro-ministro etíope afastou a possiblidade de uma solução rápida com o Presidente eritreu, Isaiyas Aforwerki.