PM espanhol já em Tripoli para visita oficial à Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, chegou, nesta quinta-feira, a Tripoli, no quadro de uma visita oficial à Líbia, destinada a relançar a cooperação líbio-espanhola com a reabertura da embaixada na capital líbia e reuniões entre empresários dos dois países.
Logo após a sua chegada, Sanchez foi recebido pelo primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, na sede do Governo, em Tripoli.
A visita do primeiro-ministro espanhol e sua delegação visa igualmente “apoiar o processo de transição e reconstrução, na Líbia, com a reabertura da embaixada de Espanha”, anunciou a imprensa espanhola, notando que esta etapa “representa uma oportunidade de investimento para as empresas espanholas” na Líbia.
Sancheez faz-se acompanhar de representantes de oito empresas espanholas, incluindo Repsol, Andra, Navantia, Airtec, Triarina, Idom, IMO e HM Hospitals, de acordo com o jornal espanhol “Mancloa”.
O programa da visita inclui um encontro com o seu homólogo líbio, seguido por uma participação numa reunião com empresários, para discutir sobre a cooperação e o papel que estes desempenham na reconstrução e no desenvolvimento da Líbia, acrescentou a mesma fonte.
Sanchez reabrirá igualmente a embaixada de Espanha em Tripoli, e vai reunir-se com o presidente do Conselho Presidencial, Mohamed al-Manfi, antes da conclusão de vários protocolos de acordos entre os dois países, e de uma declaração dos dois primeiros-ministros.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 03maio2021