Agência Panafricana de Notícias

PM egípcio promete segurança durante eleições legislativas

Cairo, Egito (PANA) – O primeiro-ministro egípcio, Essam Sharaf, exprimiu a sua confiança na capacidade da Polícia e do Exército de garantir a segurança para as próximas eleições legislativas no Egito.

Sharaf indicou à imprensa que não havia nenhuma razão para adiar as eleições, que serão as primeiras organizadas no Egito desde a revolução de 25 de janeiro último que destituiu o regime de Hosni Mubarak.

Segundo Sharaf, que cita a Agência Egípcia de Notícias (MENA), é natural que os cidadãos estejam preocupados com o possível adiamento das eleições devido a condições de segurança relativamente fracas no país.

Ele afirmou que esta preocupação é um sinal positivo e uma indicação da confiança dos eleitores no caráter justo e transparente do escrutínio.

O Conselho Militar fixou o início das eleições legislativas para 28 de novembro corrente.

As câmaras alta e baixa do Parlamento serão convocadas em março de 2012 para eleger um painel encarregue de redigir uma nova Constituição num prazo de seis meses, que será seguida por um referendo.

As eleições presidenciais, segundo o plano do Conselho, devem realizar-se o mais tardar 60 dias após o referendo.

Nos termos do calendário apresentado pelo Conselho Militar, o Egito permanecerá sem Presidente eleito até ao fim de 2012 ou no início de 2013.

Por seu turno, as forças revolucionárias querem um Presidente eleito até à Primavera de 2012.

-0- PANA MI/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 4nov2011