PM considera 2020 ano decisivo para desenvolvimento de São Tomé
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O ano de 2020 marcará o início do desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, com o arranque de vários projetos estruturantes cujos financiamentos já estão garantidos pela China e por outros parceiros internacionais, declarou o primeiro-ministro Jorge Bom Jesus.
O atual Governo são-tomense liderado por Jorge Bom Jesus completou terça-feira um ano de mandato, sustentado pelo MLSTP-PSD e pela coligação MDFM PCD e UDD, em virtude das eleições de 12 de outubro de 2014, que deram maioria simples à ADI (Acão Democrática Independente), maior partido da oposição.
Para celebrar a efeméride, Jorge Bom Jesus reuniu terça-feira os membros do seu Executivo num dos hotéis da capital são-tomense, onde anunciou à sociedade civil e aos partidos políticos que 2020 "é o ano do arranque do desenvolvimento do arquipélago".
“Em 2020, vamos iniciar as obras de reabilitação, extensão da pista e modernização do aeroporto internacional de São Tomé. Igualmente vão arrancar as obras de reabilitação da marginal e reabilitação e construção de várias extensões de estradas”, afirmou.
Segundo o governante, essas obras estruturantes têm o financiamento garantido da China, do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, da União Europeia, do Banco Africano de Desenvolvimento e de outras instituições financeiras.
Reconheceu, contudo, que o país precisa de investir mais no setor da saúde e que se torna necessário melhorar o critério de atribuição de bolsas de estudos.
Jorge Jesus garantiu ainda que essas obras vão gerar emprego e eliminar bolsas de pobreza no arquipélago.
O primeiro-ministro recordou que “são ingentes os problemas que o Governo vai resolvendo. Para distribuir temos de arrecadar receitas, mas os São-tomenses têm que trabalhar mais”.
“Este país tem tudo para dar certo", sublinhou Jorge Bom Jesus, lembrando que "neste momento tem caído muita chuva e é preciso que plantemos mais”.
O Governo constitucional liderado por Jorge Bom Jesus, entrou em funções em 3 de dezembro de 2018, em São Tomé e Príncipe.
-0- PANA RMG/IZ 05dez2019