PM cabo-verdiano participa na VI Cimeira Europa/África
Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, chefia a delegação do seu país que participa, a partir desta quinta-feira, 17, na VI Cimeira União Africana/União Europeia, evento que acontece até sexta-feira, 18 em Bruxelas (Bélgica).
De acordo com uma nota divulgada pela imprensa local, Cabo Verde considera que esta cimeira “é especial”, uma vez que se realiza ainda em contexto pandémico e oferece-se como ocasião para as duas partes discutirem sobre as suas relações.
As discussões terão em consideração a experiência adquirida na gestão da crise sanitária e com os olhos postos no que poderão fazer, tanto para vencer a pandemia como para a retoma económica.
Para Cabo Verde, trata-se de uma cimeira muito importante, justamente porque o arquipélago está a promover uma cada vez mais ativa participação e integração, em África, do mesmo passo que está também a consolidar as suas relações de parceria estratégica com a União Europeia, no quadro da Parceria Especial que firmou com a UE, em 2007.
Conforme a nota, trata-se de uma cimeira em que África e Europa vão procurar alargar pontos de convergência com vista a uma maior aproximação, através do reforço da cooperação económica e da promoção do desenvolvimento sustentável, assentes na paz, segurança, democracia, prosperidade, solidariedade e dignidade humana.
A cimeira irá examinar como apoiar a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africano, ZCLCA e a transição verde, a melhoria do comércio e do clima de investimento entre a União Europeia e África, o reforço do diálogo público-privado de alto nível, entre outros
A mesma fonte destaca que Cabo Verde está empenhado em contribuir para que se alarguem entendimentos em relação a áreas relevantes, nomeadamente alterações climáticas, segurança global, realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, entre outras.
Por outro lado, Cabo Verde partilha a visão da Aliança Africa-Europa para a criação de um espaço de solidariedade, segurança, paz e prosperidade sustentável para os dois continentes.
Na referida nota, o Governo cabo-verdiano salienta igualmente o facto de a União Africana ter vindo também a realizar um diálogo estratégico com vários parceiros importantes do continente, entre os quais a China, o Japão, a Turquia e a Coreia do Sul, entre outros.
-0- PANA CS/IZ 17fev2022