PIB de Cabo Verde regista défice de 0,2% no primeiro trimestre
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde registou, no primeiro trimestre de 2020, um défice de 0,2 por cento, equivalente a 378,6 milhões de escudos cabo-verdianos (3,4 milhões de euros), apurou a PANA, segunda-feira, na cidade da Praia, de fonte segura.
De acordo com as Contas Provisórias do Estado, divulgadas na capital de cabo-verdiana, nos três primeiros meses do ano em curso, o país obteve ainda um resultado positivo em 0,6 por cento do PIB, no saldo corrente primário, e um crescimento de 0,2 por cento nas receitas totais, incluindo fiscais, donativos e ajuda alimentar, comparativamente ao primeiro trimestre de 2019, crescendo para 11 mil 911 milhões de escudos (107,5 milhões de euros).
“O desempenho das receitas fiscais resultou, sobretudo, do aumento registado dos impostos de bens e serviços e dos impostos sobre transações internacionais. Nesse primeiro trimestre, o rácio impostos/PIB fixou-se em 5,3 por cento, aumentando 0,5 pontos percentuais face ao apurado no período homólogo, justificado, essencialmente, pelo acréscimo dos impostos (4,2 por cento)”, refere o documento com as Contas Provisórias do Estado.
Do lado das despesas correntes e de investimento, os três primeiros meses de 2020 representaram um “desagravamento em 7,6 por cento” face ao executado no mesmo período do ano anterior.
“Justificado, essencialmente, pela diminuição das despesas de funcionamento na ordem dos 9,9 por cento. Quando analisadas em termos do PIB, as despesas situaram-se em 6,4 por cento (-0,10 pontos percentuais que no mesmo período de 2019)”, concluem as Contas Provisórias do Estado do primeiro trimestre.
O documento divulgado segunda-feira última, 18 de maio, no site do Ministério das Finanças, dá conta também que o rácio global da dívida pública/PIB em Cabo Verde atingiu 131,5 por cento do PIB revisto no primeiro trimestre de 2020, registando um acréscimo de 14,5 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo período de 2019.
Entretanto, o Governo já anunciou que, devido à crise económica provocada pela pandemia de covid-19 (coronavírus), e que se sente sobretudo desde abril último no arquipélago, totalmente fechado ao turismo, que representa 25 por cento do PIB nacional, vai levar ao Parlamento, em junho próximo, um novo Orçamento do Estado para este ano.
A previsão do Governo na lei do Orçamento do Estado para 2020, ainda em vigor, apontava para um défice orçamental de 1,7 por cento do PIB, quando no Orçamento de 2019 foi de três por cento.
O Orçamento do Estado para este ano era de 73 mil milhões de escudos (663 milhões de euros), mais dois mil milhões de escudos (18 milhões de euros) e previa ainda um crescimento económico no intervalo de 4,8 a 5,8 por cento do PIB, comparado com 2019.
-0- PANA CS/DD 18maio2020