PIB de Cabo Verde aumenta 6,7 por cento no terceiro trimestre de 2019
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde registou, no terceiro trimestre de 2019, em termos homólogos, um aumento de 6,7 por cento, em volume, resultante de um maior contributo das despesas do Consumo final e das Exportações, apurou a PANA sexta-feira, na cidade da Praia, de fonte segura.
As Contas Trimestrais, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes aos meses de julho, agosto e setembro de 2019, mostram ainda que, do lado da oferta, o Valor Acrescentado Bruto (VAB), a preços de base, apresentou uma evolução homóloga positiva de 7,5 por cento, destacando-se, a este nível, “as atividades dos transportes aéreos e da construção.”
Já os impostos líquidos de subsídios apresentaram, entretanto, uma evolução homóloga de 2,1 por cento.
Especificando os dados, no que toca ao PIB, regista-se, como referido, uma variação homóloga de 6,7 por cento, em termos reais, e “uma taxa superior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) à verificada no segundo trimestre de 2019”.
Conforme o INE, “o Consumo Privado aumentou 7,7 por cento, em termos reais, no terceiro trimestre de 2019, contra 2,9 por cento no trimestre anterior”.
A mesma taxa de variação homóloga, 7 por cento foi registada também no Consumo Público, “o que se traduziu numa aceleração, face à variação negativa de 14,2 por cento, registada no trimestre anterior.”
Já o Investimento registou uma variação negativa de 4,7 por cento em volume, contra 0,3 por cento notada no trimestre anterior.
No período em referencia, as Exportações e Importações aumentaram 11,6 por cento, contra 8,5 por cento no trimestre anterior e 3,9 por cento, respetivamente, em termos de volume.
-0- PANA CS/DD 28dez2019