Agência Panafricana de Notícias

PAM saúda contribuição do Japão para luta contra desnutrição no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Programa Alimentar Mundial (PAM) congratulou-se com a contribuição do Japão no valor de cinco milhões de dólares americanos para o financiamento dum programa de assistência alimentar no Burkina Faso, indica um comunicado transmitido esta terça-feira à PANA.

Segundo o comunicado, esta contribuição de mais de dois biliões e 893 milhões de francos CFA (cerca de cinco milhões de dólares americanos) apoiará quase « 100 mil pessoas vulneráveis, maioritariamente mulheres e crianças » no Burkina Faso.

Esta doação visa « lutar contra a desnutrição através do tratamento da desnutrição aguda moderada a favor de 45 mil e 120 petizes desnutridos menores dos cinco anos de idade e de 15 mil e 430 mulheres grávidas ou lactantes desnutridas ».

Serve igualmente para o «reforço da resiliência de cinco mil e 250 pessoas em famílias vulneráveis » através das transferências monetárias em troca da sua participação em atividades de criação de ativos produtivos.

Quase 32 mil refugiados malianos beneficiarão igualmente dos resultados desta doação, segundo o PAM.

« Estamos particularmente gratos ao Governo e ao povo do Japão (...) e esta contribuição chega a uma fase em que temos uma necessidade importante de recursos para continuarmos a nossa assistência e aliviarmos várias pessoas vulneráveis das zonas rurais”, precisa o representante do PAM no Burkina Faso, Jean-Charles Déj.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD 10março2015