Agência Panafricana de Notícias

PAM prevê assistir quatro milhões de alunos em 2010

Dakar- Senegal (PANA) -- O Programa Alimentar Mundial (PAM) prevê assistir quatro milhões de alunos na África Ocidental em 2010 através das cantinas escolares, anunciou quinta-feira em Dakar o seu representante regional, Thomas Yanga, no termo da reunião anual do organismo das Nações Unidas.
O encontro, que decorreu de 23 a 26 de Novembro, reuniu os representantes do organismo onusino nos 18 países da sub-região da África Ocidental com o objectivo principal de sensibilizar sobre o estado da segurança alimentar nestes países.
As conclusões saídas das intervenções mostraram que 12 países da África Ocidental figuram entre os 20 mais pobres no mundo, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano de 2009.
Foi registada igualmente uma baixa considerável dos rendimentos agrícolas na parte este do Sahel, um aumento dos preços dos géneros de primeira necessidade e uma taxa de desnutrição superior a 30 por cento nas crianças menores de cinco anos.
Segundo o PAM, este ano haverá insuficiência alimentar no Tchad e no Níger, onde a produção agrícola de cereais se estima em três milhões e 650 mil toneladas, ou seja uma baixa de 26 por cento em relação a 2008.
No Tchad, a produção dos cereais baixou 34 por cento.
"Tendo em conta a estimação das produções agrícolas, uma crise alimentar anuncia-se na África Ocidental e a situação já é preocupante, sem esquecer que o período de pré-colheita corre o risco de começar mais cedo e será mais longo em 2010", preveniu Thomas Yanga.
O representante regional do PAM na sub-região recordou que o seu organismo programou operações de emergência para ajudar mais de 600 mil pessoas no Burkina Faso, no Senegal, no Níger e na Gâmbia quando estes países foram vítimas de inundações.