Agência Panafricana de Notícias

PAM preocupado com violência étnica no Sudão-Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Programa Alimentar Mundial (PAM) manifestou quinta-feira última a sua profunda preocupação face à violência étnica no Estado de Jonglei, no Sudão-Sul, onde milhares de pessoas tiveram de fugir das suas casas nestes últimos dias.

''A violência entre os Lou Nuer e grupos Murle agravou a situação da segurança alimentar em Jonglei, o maior Estado do Sudão-Sul'', disse o PAM num comunicado divulgado em Nova Iorque.

Milhares de civis da etnia Murle, dos quais mulheres e crianças, refugiaram-se em florestas e pântanos para evitar um ataque dos grupos rivais, queixqndo-se de estar privados de alimentos e da água potável.

''Isto segue-se a um ataque perpetrado neste último fim de semana contra a cidade de Pibor por uma caravana de seis mil jovens armados da tribu Lou Nuer,'' precisa o PAM afirmando já ter começado a canalizar ajuda alimentar suficiente para os habitantes de Pibor a fim de manter mais de mil pessoas durante duas semanas.

A agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) Indica ter preposicionado mantimentos na cidade de Boma aonde continuam a chegar centenas de pessoas deslocadas.

-0- PANA AA/SEG/ASA/AAS/SOC/CJB/DD 06jan2012