Agência Panafricana de Notícias

PAM mobiliza 79.900 toneladas de víveres para Níger

Niamey- Níger (PANA) -- O Programa Alimentar Mundial (PAM) quer mobilizar mais de 79 mil e 900 toneladas de víveres no valor total de 82 milhões de dólares americanos para alimentar um milhão e 500 mil Nigerinos, de Maio a Dezembro deste ano, em resposta a um apelo do Governo do Níger, anunciou Richard Verbeeck, seu representante neste país.
Verbeeck fez este anúncio quarta-feira por ocasião do lançamento oficial da operação "alimentação complementar generalizada", que vai abranger no total 500 mil crianças de menos de dois anos de idade em todas as regiões do Níger, excepto Niamey.
Segundo ele, os víveres chegam por diferentes vagas que necessitam dum arranque da operação com 295 mil pessoas para Maio próximo, número que será alargado a 500 mil crianças a partir do mês seguinte.
"Para as distribuições gerais visadas, procuramos com urgência 38 milhões de dólares americanos para comprar o mais rápido possível cerca de 38 mil toneladas de cereais", indicou Verbeeck.
Na sua resposta à crise alimentar que afecta o Níger, o PAM visou duas actividades classificadas como prioritárias.
Segundo Verbeeck, trata-se em primeiro lugar da alimentação complementar generalizada para a prevenção da deterioração do estado nutricional das crianças de menos de dois anos e da alimentação complementar dirigida para o tratamento das crianças de menos de cinco anos e das mulheres grávidas e aleitantes em estado de desnutrição moderada nos centros de recuperação nutricional.
No total, 378 mil crianças de menos de cinco anos de idade poderão necessitar dos cuidados de emergência se a situação alimentar não melhorar nos 12 próximos meses, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Este apoio do PAM inscreve-se no quadro do plano de acção humanitária instaurado para 2010 pelas Nações Unidas e os seus parceiros depois do apelo de assistência internacional lançado pelas autoridades do Níger a 10 de Março último.
As necessidades expressas pelos actores humanitários estimam-se em 190 milhões de dólares americanos, incluindo 155 milhões de dólares americanos para a vertente alimentar e 29 milhões de dólares para a vertente nutrição e água.
Cerca de 133 milhões de dólares americanos devem ser mobilizados com urgência.