PAM e PNUD desembolsam $ mais de 740 mil a favor de famílias vulneráveis em Brazzaville
Brazzaville, Congo (PANA) - O Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) dfisponibilizaram 450 milhões de francos CFA (741 mil 938 dólares americanos) o Programa de Assistência por Transferência Monetária a sete mil famílias vulneráveis de Brazzaville, a capital congolesa, na sequência da crise sanitária devida ao coronavírus, soube a PANA de fonte oficial no local.
O programa foi lançado na presença da ministra congolesa dos Assuntos Sociais e Ação Humanitária, Antoinette Dinga-Dzondo, do coordenador residente do Sistema das Nações Unida, Chris Mburu, do representante do PAM e do PNUD, Jean-Martin Bauer, e de algumas famílias beneficiárias destes fundos.
Esta ajuda atenuará os efeitos sociais e as consequências do confinamento, permitindo um acesso a uma alimentação sã e nutritiva.
Quase 34 mil pessoas residentes em cinco autarquias de Brazzaville são envolvidas nestas transferências monetárias.
«Nós acompanhamos o Governo. Nós fazemos transferências monetárias desde 2016. Não é alguma coisa de novo. A Covid-19 provocou várias consequências nos planos soecioeconómico, mas também sanitário, pois o número de pessoas em situação de vulnerabilidade passou de 150 mil para 300 mil nas grandes cidades. Por causa do coronavírus, nós decidimos efetuar transferências eletrónicas para evitar muitos contactos”, indicou Jean-Martin Bauer.
Segundo um comunicado do PAM, estas diferentes transferências deverão permitir às famílias vulneráveis adquirirem produtos alimentares, como farinha de mandioca, arroz, açúcar, sal, feijão, entre outros, através do Systema Money (dinheiro).
« Produtos de higiene também constam do leque para permitir às famílias cumprirem as medidas de prevenção contra o coronavírus, sublinhou este comunicado.
-0- PANA MB/JSG/FK/DD 14maio2020