PAM diz-se limitado para dar ajuda humanitária no oeste do Sudão
Genebra, Suíça (PANA) - A subida da violência limita novamente a canalização da ajuda humanitária na região de Darfur (oeste do Sudão), o Programa Alimentar Mundial (PAM).
No decurso de março último, o PAM distribuiu alimentos a mais de 300.000 pessoas, das quais 40.000 em El Fasher, a capital do leste de Darfur Norte, segundo um comunicado da referida instituição.
"Devemos estar em condições de alcançarmos os que mais precisam de nós no Sudão", escreveu a diretora executiva do PAM, Cindy McCain, numa mensagem publicada nas redes sociais.
Por sua vez, o coordenador dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, Martin Griffiths, alertou para uyma escalada das hostilidades que seria "catastrófica".
Civis de El Fasher lutam já para sobreviverem à fome e a privações, e devem ser protegidos da violência, escreveu também nas redes sociais.
Em El Fasher, mais de 330.000 pessoas estão confrontadas com uma insegurança alimentar aguda e cerca de metade dos habitantes foram deslocados no interior do país.
No fim de semana último, o Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu aos beligerantes no Sudão para cessare, imediatamente as operações militares e tomarem medidas a fim de normalizarem a situação em El Fasher.
Este pedido foi feito quando circulavam informações segundo as quais uma ofensiva iminente das Forças de Apoio Rápido (FSR, sigla em inglês) e das suas milícias aliadas, suscetível de ameaçar a vida de centenas de milhares de pessoas deslocadas, atualmente refugiadas na mesma cidade.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/DD 30abril2024