Agência Panafricana de Notícias

PAM distribui vales de compra de produtoos alimentares a populações do Sul do Senegal

Ziguinchor, Sénégal (PANA) - O Programa Alimentar Mundial (PAM), com o apoio da União Europeia (UE), oferece vales de géneros alimentícios a populações desfavorecidas da cidade de Ziguinchor (Sul do Senegal), constatou a PANA no local.

Segundo uma nota informativa do PAM, este projeto-piloto. que concerne igualmente à localidade de Pikine, situada no subúrbio de Dakar, a capital senegalesa, consiste em fazer uma transferência incondicional de vales de alimentos a fim de proteger os meios de subsistência dos lares pobres contra a insegurança alimentar.

Este projeto-piloto, já implementado pelo PAM noutros países, "é uma componente da intervenção protegida de socorro e de recuperação do PAM visando contribuir para a paz e a establidade em diferentes regiões, ao melhorar as condições de vida das populações vulneráveis, em situação pós-conflito e de crise alimentar », precisa a nota.

A operação diz respeito a cerca de sete mil 500 lares em Ziguinchor e cada um desses lares retidos recebe vales de produtos alimentares dum valor unitária de três mil francos CFA (mais de seis dólares americanos) por pessoa e por mês para um universo de seis pessoas por lar e durante seis meses.

Os beneficiários trocam os vales recebidos contra produtos alimentares de base nos retalhistas pré- selecionados no quadro do projeto, em estreita colaboração com os serviços regionais do ministério do Comerço, explica o documento.

-0- PANA MAD/SSB/DIM/DD 19julho2011