PAM apoia com $1,5 milhões para reforço da alimentação escolar em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde revelou, quarta-feira, que o Programa Alimentar Mundial (PAM) apoiou o país com 1,5 milhões de dólares para o reforço da alimentação escolar no país, que beneficiou mais de oito mil crianças com uma refeição durante as férias, apurou a PANA de fonte segura.
Em conferência de imprensa na cidade da Praia, para fazer o balanço das medidas de mitigação adotadas pelo Governo no setor agro-alimentar,
o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, revelou que o apoio do PAM traduziu-se no fornecimento de géneros alimentícios, alguns dos produtos já chegaram ao país e que nos próximos dias as duas partes vão assinar um memorando de entendimento para distribuição nas escolas.
O PAM deixou de apoiar as cantinas escolares de Cabo Verde em 2010, depois de mais de 30 anos, mas o programa das Nações Unidas regressa ao país para apoiar com géneros alimentícios e ajudar a mobilizar recursos para enfrentar as crises.
Desde março que o país está a fazer face aos efeitos da guerra na Ucrânia e tomou várias medidas de mitigação no setor agroalimentar, entre elas o reforço do programa de alimentação escolar durante as férias.
O programa permitiu o acesso a uma refeição quente diariamente e/ou uma cesta básica para crianças em idade escolar, em vários municípios do país, e foram beneficiadas 8.369 crianças, correspondendo a 12% do total dos alunos das escolas do ensino básico (do 1.º ao 8.º ano).
"Com impacto na segurança alimentar e nutricional das nossas crianças", salientou o ministro, referindo que com o início das aulas na segunda-feira todos os alunos vão continuar a ter esse apoio.
0 – PANA – CS /MAR 22 setembro 2022