PAM apoia Cabo Verde no reforço da alimentação escolar
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Programa Alimentar Mundial (PAM) apoiará de novo Cabo Verde com géneros alimentares para facultar refeição quente a 82.000 alunos no país durante o ano letivo 2022-2023, apurou a PANA segunda-feira de fonte segura.
Trata-se da primeira doação a ser feita pelo PAM depois da sua retirada de Cabo Verde em 2010, quando se apercebeu que o arquipélago já podia dispensar o apoio por ela fornecido aos países em desenvolvimento.
Contudo, este ano de 2022, o diretor regional do PAM, Chris Nikoi, que esteve em Cabo Verde a convite do Governo, anunciou que a sua instituição iria ajudar o país a tornar-se mais resiliente em termos de produtos alimentar.
Prometeu, neste sentido, apoiá-lo no reforço da alimentação escolar, face à crise internacional e às suas consequências na segurança alimentar no arquipélago.
Ao anunciar a retoma do apoio do PAM, o diretor nacional da Educação, Adriano Moreno, destacou que a Ficase, instituição pública responsável pela gestão dos apoios atribuídos ao estabelecimento de ensino em Cabo Verde, tem trabalhado incansavelmente para facultar refeições quentes à volta de 82.000 crianças no âmbito do programa da cantina escolar neste ano letivo que começa no decorrer de setembro corrente.
Em entrevista à Agencia Cabo-verdiana de Noticias (Inforpress), Adriano Moreno adiantou que o Ministério da Educação, através da Ficase, está a trabalhar com os municípios para que todos sejam beneficiados, desde o primeiro dia das aulas, com uma refeição quente da cantina escolar.
Para além da cantina escolar, a Ficase, a partir de 19 de setembro, também garantirá transportes e kits escolares, no âmbito de um programa a ser implementado em parceria com os municípios, segundo o responsável.
-0- PANA CS/DD 05setembro2022